miércoles, 25 de septiembre de 2013

Investigadores já preparam as impressões 4D

A quarta dimensão é o tempo. Os investigadores do MIT prepararam a impressão em 4D, onde os objetos impressos têm a capacidade de se moldar às circunstâncias.

O projeto conta com a colaboração de Skylar Tibbits, Stratasys, Autodesk e a Geosyntec. Uma das primeiras aplicações deste tipo de tecnologias pode passar por reservatórios de água ou explorações petrolíferas.
O primeiro trabalho do Self Assembly Lab é mesmo uma estrutura de reservatórios de água que pode ser programada. Esta estrutura teria a capacidade de se adaptar às necessidades da população que serve e pode expandir-se ou contrair, deixar passar mais ou menos líquido, conforme estivesse programada. Desta forma, os investigadores pretendem evitar catástrofes naturais, com um método mais inteligente do que o uso de tubagens complexas e válvulas. Se o fluxo de água fosse curto, os tubos impressos estariam mais fechados. Se houvesse uma inundação, os tubos aumentariam o seu diâmetro para deixar passar mais água. Finalmente, em caso de terramoto, as tubagens podiam “dobrar-se” para não se partirem.

No hay comentarios:

Publicar un comentario