miércoles, 28 de agosto de 2013

Polémica da NSA custa milhões ao cloud computing


Polémica da NSA custa milhões ao cloud computing

09/08/2013 09:32

As empresas que se dedicam ao cloud computing estimam uma perda no negócio entre 20 e a 35 mil milhões de dólares nos próximos três anos. O receio de estarem a ser espiados pela NSA e pelo governo dos EUA está a afastar os clientes.

Algumas empresas de armazenamento cloud sedeadas nos EUA estimam que já perderam muitos contratos. Do lado europeu, as empresas que se dedicam ao cloud computing confessam que os empresários do “velho continente” estão com receio de que as suas informações possam ir parar ao governo dos EUA ou à NSA. Tudo isto acontece, recorde-se, depois das revelações de Edward Snowden, analista que denunciou os programas de espionagem e vigilância ardentemente desregrados que existem nos EUA.
Daniel Castro, autor de um estudo sobre o tema para a Information Technology and Innovation Foundation, calcula que o segmento de alojamento e computação a partir da nuvem possa perder entre 10 e 20% do seu negócio. Dos inquiridos, 10% já tinham cancelado um projeto sedeado nos EUA depois de se conhecerem as polémicas e 56% revelaram ser pouco provável a possibilidade de usar um serviço de cloud norte-americano, noticia o The Guardian.
No Reino Unido, os utilizadores já estavam reticentes em colocar os dados nos Estados Unidos depois da aprovação do Patriot Act, explica Scott Fletcher, presidente do ANS Group. «O Prism levou os utilizadores a acreditar que pode haver uma cooperação do Reino Unido neste assunto», completou o especialista.
Estima-se que em 2016 o mercado de cloud computing possa valer cerca de 207 mil milhões de dólares e que mais de metade desse valor seja feito fora dos EUA.
 
 
Fonte:http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/mercados/2013-08-09-polemica-da-nsa-custa-milhoes-ao-cloud-computing

No hay comentarios:

Publicar un comentario